GDBL

| O Farol

O Farol de Leça, também conhecido como Farol da Boa Nova, é património do Estado e encontra-se sob a alçada da Marinha portuguesa e é parte integrante da freguesia de Leça da Palmeira. Com cerca de 46 metros de altura, contados da base até à torre e cerca de 57 metros de altitude acima do nível do mar, situa-se no tão conhecido lugar da Boa Nova, cerca de uma milha a norte de Leixões (foz do Rio Leça), entre as barras dos Rio Ave e Rio Douro.

Reza a história que, na base da sua construção, esteve a deficiente iluminação da costa nortenha, à qual muitos marinheiros chamavam mesmo de “costa negra” e que conduziu a muitos dos naufrágios registados na época. Em 1919 foram elaborados os planos do farol de Leça. Em 1922, o Governo da altura manda construir um farol constituído por uma torre cilíndrica branca com faixas estreitas pretas com edifícios anexos, em S. Clemente das Penhas, nos rochedos a norte de Leça da Palmeira, que viria, no entanto, a dar lugar a um outro, por se concluir da insuficiência deste primeiro, então inaugurado em Abril de 1927.

Entrou em funcionamento em 15 de Dezembro de 1926 sendo sucessor do farolim da Boa Nova que existiu entre 1916 e 1926, pois a sua entrada em funcionamento coincidiu com a extinção daquele farolim e do farol de N.S. da Luz, sendo este, o primeiro farol que existiu na costa portuguesa (1761).
Em 1950 foi modernizado, passando a rotação do aparelho a ser obtida por motores eléctricos, alimentados por geradores próprios. Foi ligado à rede pública de distribuição de energia eléctrica e automatizado em 1964. Nessa altura passou a controlar o funcionamento dos farolins do Quebra-mar, dos Molhes Norte e Sul de Leixões e de Felgueiras à entrada da barra do Rio Douro. Esta rede de telecontrolo foi a primeira que existiu no país.

A sua luz, de cor branca, alcança aproximadamente 28 milhas náuticas (52 quilómetros) e o seu sistema iluminante é constituído por uma óptica de cristal direccional rotativa com seis lentes. O seu sinal luminoso distingue-o de todos os outros por produzir três lampejos luminosos de 14 em 14 segundos.
Construída em betão, a torre do Farol de Leça é caracterizada pela sua circularidade. É dos faróis maiores de Portugal: Aveiro (61 metros); Vila Real de Santo António, Santa Maria, em Olhão e Leça da Palmeira (46 metros).

| O Torneio

O GDBL, mais conhecido por Desportivo de Leça, enquanto clube vocacionado para a formação, na modalidade de basquetebol, que desenvolve há mais de 50 anos, abraçou a realização em 2007 – no excelente Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira – de um evento internacional anual denominado Torneio Internacional “O FAROL” no escalão de iniciados (sub14) masculinos e femininos.

Teve em vista mostrar o trabalho dos seus atletas da formação, proporcionar-lhes o contacto com equipas de outros países, dinamizar a modalidade e o clube e, tão ou mais importante, sensibilizar toda a região em que se insere, em particular o concelho de Matosinhos, para a importância do investimento nos hábitos da prática desportiva, por forma a garantir um desenvolvimento integrado dos jovens das mais variadas idades.

Desta forma e tal como o Farol de Leça da Palmeira, um equipamento que tem como função guiar a navegação marítima que é tão marcante nesta localidade, também este torneio pretende ser uma referência no seio do basquetebol português. Sem falsa modéstia, o Desportivo de Leça surge cada vez mais como um FAROL DA FORMAÇÃO, capaz de aglutinar diversas vertentes indispensáveis ao desenvolvimento pleno de crianças e jovens de hoje, que serão mulheres e homens de amanhã. E isso é patente nas centenas de atletas que, ano após ano, procuram o Desportivo de Leça, quais embarcações em busca do FAROL.

Para o sucesso deste torneio continuamos a contar com o apoio imprescindível da Câmara Municipal de Matosinhos, da MatosinhoSport, da Matosinhos Mar de Desporto, da União das Freguesias Matosinhos e Leça da Palmeira, entre várias outras do nosso concelho. A todas deixamos expresso o nosso profundo reconhecimento e o compromisso de máximo empenhamento para o êxito deste evento.

Este torneio oferece ainda a possibilidade a quem nos visita, de usufruir do excelente clima e das muitas e bonitas praias, de conhecer várias obras de arquiteturas mundialmente reconhecidas e de saborear a nossa apreciada gastronomia, tudo conjugado para proporcionar um fim-de-semana fantástico, em que procuraremos contribuir com amizade e muito convívio.

Este é o troféu que foi atribuído a todas as equipas no Torneio O FAROL, resultante da continuada parceria com a reputada Escola Superior de Arte e Design (ESAD) instituição de ensino superior do nosso concelho.

Este Troféu tem uma imagem moderna e estilizada do Farol de Leça da Palmeira, efectuado com recurso a materiais representativos da nossa freguesia.