Fundamental para a subsistência, continuidade e evolução das instituições sempre foi, e será, a disponibilidade de pessoas verdadeiramente dedicadas que a troco de nada vão dando o melhor de si para o bem dos demais.
O Convívio Internacional de Minibasquete “José Lopes” realiza-se desde 2012. Pretende ser um espaço de prática desportiva para os mais jovens basquetebolistas e homenagear a figura de um dirigente que ao longo dos anos tem servido o clube com abnegação, colocando-o como uma referência distrital e nacional ao nível da formação de jovens basquetebolistas.
O José Mário Simões Lopes integra esse grupo restrito e cada vez mais raro de pessoas, sendo no GDBL, desde há muitos anos, uma figura incontornável.
Alia essa dedicação a uma imensa paixão pelo basquetebol, que lhe valeu ser considerado como dos melhores praticantes da modalidade no seu tempo de atleta, tendo sido Campeão Nacional de Juvenis pelo Leixões Sport Club em 1973 e participado no mesmo ano, integrando a primeira selecção nacional de cadetes masculinos, no Campeonato da Europa.
Passou a integrar a Direcção, quer como Presidente, quer noutros cargos, sempre cultivando uma relação de lealdade e amizade com os demais dirigentes, com os técnicos e colaboradores, mas em especial com todos os atletas. É um exemplo no que toca a separar o exercício daqueles cargos com a sua qualidade de pai de um atleta.
A sua conduta como director tem prestigiado o GBBL e mereceu o reconhecimento pela ABP, que lhe atribuiu por duas vezes o prémio de Dirigente do ano, cabendo-lhe uma decisiva contribuição para que o clube fosse distinguido com “Mérito Desportivo” por parte do IDP.
Porque para além de tudo o supra referido não deixou nunca de dedicar uma particular e carinhosa atenção aos atletas mais novos, tendo até integrado o comité nacional de minibasquete, a associação do seu nome a este Convívio Internacional de Minibasquete é uma homenagem e um reconhecimento mais do que merecidos.
Jorge Guerra Soares, Ex-Presidente do GDBL