GDBL

| Regulamento Interno do Atleta (Época 2023-2024)

O presente regulamento procura definir a situação do atleta, com o objetivo de lhe proporcionar o melhor enquadramento no clube. Todos os que fazem parte do Grupo Desportivo Basquete de Leça, em qualquer situação devem estar conscientes de que representam a instituição. O clube assume a responsabilidade de participar com as suas equipas nas competições oficiais e, em troca, exigirá aos selecionados que participem nos mesmos com o compromisso de cumprir com o máximo interesse e dedicação sob as orientações dos seus treinadores e staff do clube.

 

O Atleta:
1. Logo que um atleta tenha sido selecionado para fazer parte de uma equipa, deverá assistir a todas as atividades da mesma, mesmo que por qualquer razão não possa treinar e jogar.

2. Em caso de, por motivo maior, o atleta não puder participar num treino ou jogo, deverá atempadamente informar o treinador.

3. Exige-se a pontualidade em todas as atividades, sendo que qualquer atraso deverá ser comunicado atempadamente ao treinador da equipa.

4. Quando um atleta chega a qualquer local de atividade da equipa ou do clube, deve cumprimentar o treinador/staff e os seus companheiros. Em caso de atraso, deve dirigir-se ao treinador, justificar o atraso e esperar indicações para se integrar na atividade.

5. Nunca se deve abandonar uma atividade sem a autorização prévia do treinador. Deve sempre ser informado da próxima atividade e despedir-se da sua equipa, treinador/staff e companheiros.

6. Os atletas quando lesionados, deverão seguir o “Protocolo GDBL” para uma correta avaliação da lesão e um tratamento adequado. Mesmo quando acompanhados externamente, devem ser observados pelo Dep. Clínico do GDBL.

 

Nos treinos:
1. Um atleta que vai faltar ao treino, deve avisar atempadamente o treinador. Na próxima atividade, o atleta deverá dirigir-se ao treinador e justificar a sua falta.

2. O atleta deverá chegar ao pavilhão antes da hora marcada, para que esteja devidamente equipado e preparado para iniciar o treino à “hora marcada”.

3. Para a participação no treino, não é permitida a utilização de fios/colares, pulseiras, anéis e brincos. No caso de não ser possível a sua remoção, é de responsabilidade do atleta a “proteção da zona do adereço” com punho ou tape.

4. No objetivo de “identificação GDBL” os atletas deverão utilizar no treino, uma das t-shirts do “Kit GDB Leça 23-24”. A não ser possível, os atletas poderão treinar com outra t-shirt, com a obrigatoriedade de ser de cor vermelha, ou de cor preta, ou de cor Branca. Não é permitida a utilização de vestuário de outros clubes, mesmo clubes NBA.

5. Durante o treino, o atleta não pode entrar e sair sem a autorização do treinador.

6. Desde o início e até ao final do treino, não é permitido ao atleta qualquer conversa com elementos da equipa ou outros “estranhos”, mesmo que pertençam ao clube.

7. Somente com autorização do treinador é que o atleta pode beber água ou sentar-se.

8. Como regra, quando o treinador interrompe o treino e está a falar, todos devem escutar com atenção, olhando para os seus olhos e sem mexer a bola.

9. Todos devem reagir rapidamente e correr (não andar!), sempre que chamados pelo treinador ou para cumprir as suas indicações para um novo exercício.

10. As bolas que não estão as ser utilizadas devem permanecer no local apropriado. Compete aos atletas a arrumação no final do treino, de todo o material utilizado durante o mesmo.

11. No final do treino, os atletas deverão tomar banho.

 

Nos jogos:
1. Todas as deslocações para jogos particulares e oficiais são de responsabilidade da própria equipa, sendo o transporte assegurado pelos respetivos pais.

2. As convocatórias serão informadas atempadamente pelo treinador, sendo que a concentração para o jogo será de 1 hora e 15 minutos antes do início do mesmo.

3. Será obrigatório que, nas deslocações, todos os escalões e todos os atletas, utilizem vestido exclusivamente o equipamento oficial do clube quando disponibilizado (Pólo, Sweat, Fato de Treino, …) nunca podendo utilizar qualquer peça de vestuário ou adereço de outro clube (mesmo que seja NBA).

4. Nos jogos, o aquecimento de jogo, para todos os atletas, é realizado com a “T-Shirt” de aquecimento vestida sobre o equipamento oficial do clube.

5. Não está permitido a utilização de qualquer tipo de fios, pulseiras, brincos, pelo que compete ao atleta a sua remoção, ou proteção com punho ou “tape”.

6. Todos os atletas devem entrar no campo de jogos juntos e abandoná-lo juntos.

7. O aquecimento é realizado por todos os atletas ao mesmo tempo e todos devem participar nos exercícios indicados pela equipa técnica.

8. Não será permitido em caso algum um comportamento de contestação, mau gesto dirigido aos treinadores/staff, companheiros e arbitragem.

9. Os atletas no banco e durante os jogos deverão manter um “comportamento correto” e prestar atenção e interesse pelo jogo dos seus companheiros, sendo estritamente proibido dirigir-se aos árbitros e público, sendo que devem apoiar constantemente a sua equipa.

10. Aos atletas é estritamente proibido levar o telemóvel para o recinto de jogo, seja um atleta convocado ou outro que acompanhe a equipa.

11. No final do jogo os atletas deverão tomar banho.

 

Nas viagens:
1. Durante a viagem todos devem ter o cuidado de serem portadores de “vestuário do clube” e calçado ajustado (não está autorizado o deslocamento em chinelos de praia).

2. Salvo casos pontuais e expressamente previstos, todos devem viajar juntos, devendo os atletas reunir-se na hora e local definidos e nunca deixar a equipa sem autorização expressa.

3. Nas refeições feitas em equipa, sendo que todos se devem sentar e levantar juntos, começando a refeição ao mesmo tempo e sem ninguém se levantar sem autorização. Não se pode utilizar gorros ou bonés, aparelhos de som, nem óculos de sol durante a refeição.

 

Seguro desportivo e Sinistros:
1. Apenas os atletas devidamente inscritos na FPB estão cobertos pelo seguro de acidentes desportivos.

2. No caso, que não desejamos, de ocorrer alguma lesão em treinos ou jogos e a menos que se trate de situação urgente, deverá ser contactado o treinador da equipa ou Team Manager para que junto dos fisioterapeutas possam fazer a avaliação e o encaminhamento que se adequar. O GDBL só se responsabilizará pelo pagamento da franquia referente ao seguro desportivo (150€) se este procedimento for cumprido.

 

Disciplina:
1. Sempre que verificados atos de indisciplina ou incumprimento do presente regulamento, será aberto um processo de inquérito para apuramento dos factos, podendo os agentes desportivos virem a ser sancionados com:

a) Interdição temporária de ser convocado ou participar nos jogos;
b) Interdição temporária da prática desportiva ou exercício de funções;
c) Proibição definitiva de frequentar o GDBL;
d) A Direção do GDBL reserva ainda o direito de rescindir a qualquer momento, o acordo verbal ou escrito, ao abrigo deste Regulamento, com qualquer agente desportivo por incumprimento reiterado das normas e procedimentos aqui preconizados.

 

Direitos de Imagem:
1. A inscrição na modalidade obriga à autorização pelo Atleta/ Encarregado de Educação, da utilização dos direitos de imagem pelo GDBL, traduzida na seguinte declaração:


“Declaro, para os devidos efeitos legais, que autorizo a utilização das fotografias e imagens captadas no âmbito da atividade de Basquetebol promovidas pelo GDBL. Mais declaro que as referidas imagens e fotografias, poderão ser utilizadas no âmbito de qualquer iniciativa ou ação de publicidade promovida pelo GDBL, renunciando desde já, a quaisquer direitos ou compensação que desta utilização possa eventualmente resultar. As fotografias poderão ser reproduzidas parcialmente, ou na sua totalidade, em qualquer suporte (papel, digital, magnético, tecido, plástico, etc.) e integradas em qualquer outro material (fotografia, desenho, ilustração, pintura, vídeo, animação, etc.) conhecido ou que venha a existir. As imagens captadas em vídeo poderão, de igual modo, ser utilizadas para qualquer fim publicitário ou promocional, decorrente da ação da instituição.”

 

Alterações ao Regulamento Interno:
1. Este é um documento dinâmico, pelo que a Direção do GDBL reserva-se o direito de alterar o presente Regulamento, preferencialmente no início de cada época desportiva e dando sempre conta disso mesmo a todos os interessados.

 

Casos Omissos:
1. Todos os casos omissos e dúvidas existentes no presente regulamento serão resolvidos pela Direção.

 

Leça da Palmeira, 09 de Agosto de 2023
A Direção.