Das regras do Drible, drible ilegal

Das regras do Drible, drible ilegal.

Uma violação ocorre quando os jogadores infringem as regras do basquetebol.
A violação resulta na posse de bola para a outra equipa.
Uma das violações acontece quando um jogador dá mais de dois passos sem bater a bola ao solo. A isto chama-se “passos”, ou quando o jogador para de driblar e volta a driblar novamente ou balança a bola entre ambas as mãos, chama-se a isto “drible duplo”.
Também violação é quando o jogador gira a mão na vertical e sob a bola. A isto chama-se “transporte”.
A mão tem que estar sempre por cima da bola.
Um drible começa quando um jogador ganha o controlo da bola no recinto de jogo, por lançamento, ressalto, toca-a contra o piso e novamente antes de tocar outro jogador.
Um drible termina quando o jogador toca a bola com as duas mãos em simultâneo ou apoia a bola com as mãos.
Durante o drible a bola pode ser lançada pelo ar para ser tocada por outro jogador, ou bater no piso, até que o jogador que a lançou a toca novamente com as mãos.
Um jogador não poderá tirar o pé de apoio do chão para iniciar uma progressão sem antes executar um drible.
Um jogador poderá tirar o pé de apoio do chão para executar um passe ou um lançamento, mas a bola deverá deixar a sua mão antes que o pé retorne ao solo.
O pé de apoio é determinado da seguinte forma: Jogador recebe a bola com um dos pés no chão: aquele pé é o pé de apoio. Jogador recebe a bola com os dois pés no chão: quando retirar um dos pés, o outro será considerado pé de apoio.
Jogador recebe a bola no ar e um dos pés toca o solo antes do outro: o pé que primeiro toca o solo é o pé de apoio.
Jogador recebe a bola no ar e cai com os dois pés ao mesmo tempo: Quando retirar um dos pés, o outro será considerado pé de apoio.
Um jogador que esteja a driblar ou receba um passe durante uma progressão (ou seja, correndo), pode executar dois tempos, tempos rítmicos e, a seguir, lançar ou passar a bola; isso não significa necessariamente dois passos, pois o jogador pode, por exemplo, executar dois saltos consecutivos; desde que mantenha o mesmo ritmo

Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.